DATA

Seja bem-vindo. Hoje é

SEGUIDORES

domingo, 23 de outubro de 2011

ROVERS

Os dois robôs geólogos (rovers) da Nasa, foram lançados para Marte em 2003 à procura de respostas sobre a história de água em Marte. O primeiro robô, chamado Spirit foi lançado em 10/06/03 e o segundo, chamado Opportunity, foi lançado em 07/07/03.
A missão Mars Exploration Rovers é parte do Programa para a Exploração de Marte da Nasa, um esforço a longo prazo para a exploração robótica do planeta vermelho. O programa busca tirar proveito de cada oportunidade de lançamento de espaçonaves para Marte, a qual ocorre a cada 26 meses, quando Marte está mais próximo da Terra (durante as oposições). No dia 04 de janeiro de 2004 a sonda Spirit pousou com sucesso no solo marciano e enviou algumas imagens do local de aterrissagem, a Gusev Crater. A sonda Opportunity pousou sem problemas em Marte no dia 24/01/04 na região chamada Meridiani Planum.
Cada rover é projetado para administrar investigações cientificas na superfície de Marte por 90 sóis (90 dias marcianos). As investigações de ciência são realizadas pelo rover e instrumentos científicos. Uma das principais metas científicas da missão é pesquisar e caracterizar uma gama extensiva de pedras e solo que guardam pistas sobre a atividade de água no passado de Marte. As espaçonaves pousarão em locais que parecem ter sido afetados pela ação de água líquida no passado.
Depois da aterrissagem protegida por airbag, os rovers irão fazer imagens panorâmicas do local. Estas darão para os cientistas a informação necessária para selecionar os melhores locais para a pesquisa geológica, que contarão parte da história da água no passado de Marte. Então, os rovers irão se locomover a esses locais para executar suas investigações científicas durante 90 dias de missão.
O objetivo do rover é caminhar 40 metros em um único dia, para um total de até um quilômetro durante toda a missão. Movendo de um lugar para outro, os rovers executarão investigações geológicas locais. Cada rover é equivalente a um geólogo mecânico caminhando sobre a superfície de Marte. As câmeras, montadas a 1.5 metros de altura, e capaz de realizarem um giro de 360 graus sobre seu eixo, mostrarão uma imagem do terreno muito semelhante a visão humana. O braço robótico será capaz de movimentar-se do mesmo modo que um braço humano com cotovelo e pulso, e colocará instrumentos diretamente contra a rocha escolhida e solos de interesse para a pesquisa. No "punho" do braço mecânico está uma máquina fotográfica microscópica que servirá como as lupas de um geólogo. A Ferramenta de abrasão de rochas servirá para expor o interior das rochas, assim como o martelo de um geólogo.
 
 FOMTE planetmars@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário